domingo, 10 de maio de 2020



LEITURA EM CURSO




Actualmente, encontro-me a ler a obra de Umberto Eco, - O Cemitério de Praga.
Terminando, partilharei as minhas impressões sobre a obra e, as questões que me suscitou.




Como havia referido, cá estou para partilhar as impressões que me ficaram sobre esta obra.
Esta não é a primeira obra que tenho o prazer de ler deste autor; como penso ser do conhecimento geral, Umberto Eco é um erudito que, infelizmente nos deixou em 2016 e, que nos seus romances sempre nos disponibiliza uma mescla de eventos históricos, com eventos ficcionais, isto é, os seus livros conseguem congregar em si, vários tipos de literatura, como romance histórico, histórias de espionagem, pensamentos filosóficos, etc..
Nesta obra, Eco leva-nos através do diário de um notário pouco escrupuloso a vivenciar um período do século XIX, cuja acção se localiza em países tais como, Itália (melhor dizendo no território que actualmente se designa como tal), França e, com ligações a Inglaterra, Alemanha, Aústria e Rússia. 
Somos confrontados com as origens do anti-semitismo, com as acções levadas a cabo por espiões e, contra- espiões no sentido de denegrir ou exaltar, tanto o Cristianismo, como as lojas maçónicas, tudo como meios de manipular a, se assim posso dizer, humanidade e, a quem tem o poder nas mãos poder atingir os seus objectivos.
Termino dizendo que, mais uma vez apreciei muito a leitura de, mais uma obra deste autor, até porque me despertou para temas sobre os quais tenho menos conhecimento e, me interessa saber mais; não posso deixar de aconselhar a que, se tiverem curiosidade em ler, aproveitem uma época em que tenham mais disponibilidade de tempo para o fazerem, visto que se trata de um romance que exige atenção acrescida, pelo seu enredo e, trama.
Boas leituras! 

Sem comentários:

Enviar um comentário